top of page
Barra Mansa folha 2.jpg

Sobre nós

Nossa História

A Barra Mansa é uma das primeiras pousadas do Pantanal, com atividades turísticas desde 1996. Pertence ainda hoje à família de pioneiros na região do Rio Negro no Pantanal.

Família Rondon

A fazenda Barra Mansa foi fundada por Aniceto Rondon, na década de 1940, quando recebeu as terras como herança de família.


Aniceto era primo do Marechal Candido Rondon, lendário desbravador do oeste brasileiro, pioneiro na proteção das comunidades indígenas.


A esposa de Aniceto, Jandyra, era apaixonada por arte, música e poesia, e escolheu uma suave curva do rio Negro para localizar Barra Mansa. Tornou-se seu lugar de consolo sempre que ela queria se expressar criativamente ou se reencontrar com a natureza.

Foto_de_Ivone_e_João_Victor_em_frente_à_

Pantaneiros autênticos

A atração pelo rio fez com que a sede fosse construída voltada para o seu leito. Com vários quartos e espaço de convívio, a sede era o refúgio de toda a família durante as férias.


Isso despertou a vocação turística da fazenda, que sob o comando do premiado músico e compositor Guilherme Rondon, neto de Aniceto, abriu as porteiras para receber visitantes em 1996.


João Victor de Barros, pai de Guilherme, deu o tom da hospitalidade pantaneira do bem saber de receber com aconchego, como se o turista fizesse parte da família. Ao lado de sua mulher Ivone Rondon de Barros, treinou a comunidade local acostumada com o trabalho com gado, a receber com carinho os visitantes em busca de contato com a natureza.


O tradicional jeito de acolher dos Rondon de Barros está hoje presente na receptividade de Guilherme e sua esposa Cláudia.

bottom of page